quinta-feira, 21 de julho de 2011

Minha relação com o crochet


Como o título já indica, vou falar sobre a minha relação com o crochet. Pergunto a você que, quem sabe um dia, lerá isso (ou não):como ou quando você começou a se interessar por crochet?

Comigo começou com um pequeno trauma, que logo foi esquecido e transformado em amor. Quando eu tinha uns 15 ou 16 anos, minha tia resolveu ser a minha professora de crochet. Eu logo me animei, pois naquela época já estava sentindo uma certa necessidade de explorar outras formas de fazer arte. A parte “traumática” começou quando ela veio com as agulhas e linha. Após me explicar como se inicia um projeto e como se faz as correntinha eu, canhota que sou, fui tentar

me acostumar ao jeito certo de segurar o material e executar os pontos. É claro que não saiu de primeira. E a minha tia, ao invés de ajudar, começou a rir de mim! Não por maldade, ela é um amor; ela riu porque me achou bonitinha errando.

Nem preciso dizer que fiquei com uma raiva tremenda, isso sem falar da vergonha. Deixei linha e agulha de lado e nunca mais quis tentar de novo.

Anos mais tarde resolvi fazer do crochet o meu trabalho,mesmo que temporário. Disse a mim mesma que ia aprender e...aprendi! Mas dessa vez a professora foi minha mãe. Aí sim, com paciência e algum treino, consegui fazer os pontos mais básicos.

Desde então já fiz almofadas, tapetes e vários bicos de pano de prato, todos em crochet filet, estes últimos para enfeitar os panos de prato que a minha mãe pinta e vende. Superada a vergonha inicial, o crochet virou mais que um hobby pra mim: é inspiração e amor também.

4 comentários:

  1. Oi Carolina. Tudo bem com vc? Poste seus trabalhos, adoraria ver. Sua historia e muito bonita. Eu começei a tricotar com minha irma la no cantinho do meu quarto. Que difil que era quando começei mas depois me aprefeiçoei e agora ja consigo fazer muita coisa. Mas ha muitos pontos que ainda nao sei fazer e acrescentar num pano ainda e dificil para mim. Mas com o tempo eu vou aprender. Minha avo e que faz muito crochet e coisas lindas que ela faz, ela e mora em portugal e eu estou aqui na Suiça, quando for a portugal vou fotografar os trabalhos dela e vou postar no meu blog. Faz coisa linda mesmo. Faz de biquinho a roupa e toalhas. Eu Gostava muito de um dia ser como ela, fazer as coisas lindas que ela faz. Quando vou a portugal ela me vai ensinando alguns pontos que ainda nao sei. E voce vende seus trabalhos?

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Carolina. Eu sei fazer crochet e tricot tambem mas ainda pouco. Quando for a portugal vou fotografar sim. E depois posto no blog. Ah vai se mudar? E vai sozinha? Pois assim ja fica mais perto.kkk. Eu nao vendo meus trabalhos. Tenho medo de vender pela net. Nao sei como proceder e assim. Como vc vai fazer? Beijos e bom final de semana tambem para vc.

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    Obrigada pela sua amável visita.
    Sim, fotografe e mostre aqui no blog os seus trabalhos!!
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carolina!
    Também sou canhota e não entendo porque os destros acham tão estranho nós canhotos...
    Quando algum destro me ensina algo eu naturalmente "espelho" a coisa de uma forma automática que nem percebo mais a diferença. Mas tudo bem, porque nós somos minoria e temos que aceitar as diferenças com mais tranquilidade.
    Além disso nós somos mais charmosos e inteligentes, hehehe (convencida)!
    Beijos

    http://tricoperfeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir